Loading...
Compliance empresarial: o que é e como implementar

05/09/2024

Sangiogo Advogados

Compliance empresarial: o que é e como implementar

Compliance vem da palavra em inglês “to comply” que significa estar de acordo com a regra. Logo, o significado de compliance tem a ver com a conduta da empresa e sua adequação às normas dos órgãos de regulamentação e legislação, isto é, esse conceito abrange as regras, políticas, controles internos e externos aos quais a empresa precisa se adequar.

A organização se adequando às normas de compliance, ela estará em conformidade com as leis. E o programa compliance não se refere somente a empresa, mas também a todas as pessoas que trabalham nela tanto direta ou indiretamente, como colaboradores e fornecedores.

Todos precisam garantir o cumprimento das normas, pois assim a empresa estará em compliance trabalhista, financeiro, operacional, segurança do trabalho, contábil e outros.

 Qual a importância do compliance?

O programa compliance estabelece ações e práticas que devem estar alinhadas com os valores da empresa. Essas práticas devem ser claras em sua proposta de combate às fraudes e condutas que não dizem respeito à visão da empresa.

Logo, a importância de implementar o programa compliance é preservar a integridade criminal e cível da empresa e também de quem a representa e os seus colaboradores.

Ter um programa compliance mostra que os gestores dominam os processos e procedimentos que estão dentro da lei. Essa atitude fará com que sua empresa se afaste de futuros problemas. Além do mais, os gestores passam a tomar decisões mais assertivas, diminuindo os custos operacionais.

Outro fator importante, se dá no aumento da produtividade, pois uma empresa dentro das normas e leis gera um sentimento de satisfação e orgulho entre os colaboradores.

Como implementar um programa compliance?

Implementar um programa compliance vai depender de diversos fatores, como o tamanho da empresa, porém é possível seguir um passo a passo:

1 – Diagnóstico da empresa: o primeiro passo é estudar a empresa, mapear os riscos e os setores mais vulneráveis. É necessário conhecer muito bem a empresa, funções, departamentos e as leis que abrangem as atividades exercidas e o setor de atuação.

2 – Definir um plano: defina um profissional ou uma equipe que serão responsáveis por essa área e crie um departamento. A equipe deve fazer um planejamento do programa com ações, metas e prazos

3 – Elaborar um Código de Ética: é importante criar um Código de Ética que esteja alinhado com os valores da empresa. Nele deve conter regras para o relacionamento interno e externo, conflitos de interesses, riscos corporativos, entre outros.

4 – Divulgar o programa: as normas e procedimentos devem ser comunicados a todos os profissionais da empresa.

5 – Canal de denúncias: o setor de compliance deve ter um canal de denúncias que possa ser utilizado por todos os colaboradores, inclusive clientes e fornecedores.

6 – Monitorar: após as regras estabelecidas, é o momento de monitorar por meio de auditorias e avaliações para coibir práticas irregulares.

Essas são algumas dicas para você implementar o programa compliance na sua empresa, porém se você acha que terá dificuldades de implementar o programa, então é possível contratar uma consultoria especializada.

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.