Planejamento tributário: como evitar o pagamento excessivo de impostos?
12/11/2024
Direito Societário
O Direito Societário atua diretamente no ramo empresarial, pois ele trata dos princípios e normas relacionadas às sociedades empresariais, regras de estrutura e dissolução. Esse ramo do direito é responsável por aplicar a Constituição Federal nas sociedades empresariais e organizações sociais. Além disso, ele examina as funções e ações dos sócios, acionistas e associados, bem como a prevenção, conflitos e outras questões. Por isso, um advogado é fundamental para a constituição de uma sociedade.
Quais as atividades de um advogado especialista em Direito Societário?
Além dessas funções, um advogado societário também tem outras atividades, vejamos quais são:
- Elaborar Contratos de Consórcio, Sociedades de Propósito Específico e Sociedade em Conta de Participação;
- Estabelecer acordos entre acionistas, contratos de compra e venda de ações, direito de preferência e outros.
- Elaborar ou alterar Contratos ou Estatutos.
- Planejar e implementar reestruturação societária, cisão de sociedades, fusões e aquisições, criação de holdings ou investidoras e administradoras;
- Estudar e planejar investimentos estrangeiros no país;
- Realizar auditoria legal (due diligence);
- Orientar quanto às responsabilidades dos sócios;
- Prestar assessoria jurídica nas atividades rotineiras das sociedades;
- Realizar a consultoria quanto ao cumprimento e evolução das normas e regulamentos que regem a vida jurídica das empresas;
- Assessorar quanto a dissolução societária;
- Constituir sociedades;
- Revisar os aspectos legais em que a empresa atua;
- Entre outras atividades.
Qual a importância do Direito Societário para uma sociedade?
Antes da entender a importância do Direito Societário para uma empresa, você precisa compreender quais são os tipos de sociedades:
- Sociedade em nome coletivo: nesse tipo predomina a responsabilidade solidária e ilimitada dos sócios, isto é, cada sócio responde de forma igualitária perante terceiros. Esse tipo de sociedade só poderá ser administrada por seus sócios, enquanto pessoas físicas, não se admite a administração por pessoa jurídica ou terceiros.
- Sociedade Limitada: esse tipo de sociedade só pode ser formada por uma ou mais pessoas, e a responsabilidade dos sócios se limita a sua cota, porém o capital social deverá ser integralizado solidariamente entre todos os sócios. Nessa modalidade, é possível que uma pessoa jurídica se torne sócia, bem como pode ser indicado um dos sócios ou um terceiro para realizar a administração.
- Sociedade Anônima: nesse tipo de sociedade o capital é dividido em ações e a responsabilidade dos sócios e acionistas se limita ao preço da emissão das ações adquiridas ou subscritas. A sua constituição se dá por estatuto, o capital poderá ser aberto ou fechado.
- Cooperativa: é uma sociedade fundada por pessoas que possuem objetivos e interesses comuns sem visar o lucro.
- Sociedade em comandita simples: os sócios são divididos em duas categorias: comanditários e comanditados. Os sócios comanditários são os que compõem o capital social da empresa, mas não tem participação na administração, já os sócios comanditados compõem o capital social e participam da administração da empresa.
O Direito Societário permite escolher o melhor modelo de negócio para sua empresa, isto é, o tipo de sociedade, para que no futuro seja possível minimizar conflitos entre os sócios.
Não. Nossos atendimentos podem ser feitos pessoalmente ou por videoconferência, sempre de acordo com a preferência do cliente. Os documentos podem ser assinados digitalmente.
Para andamento processual pode ligar para o telefone (51) 3311-0406. O escritório possui uma equipe de relacionamento ao cliente, preparada para atendê-lo e sanar todas as suas dúvidas processuais.
A Sangiogo Advogados atua em todo o Brasil.
A Sangiogo Advogados possui advogados (as) especialistas nas áreas: Direito Bancário, Direito Público, Direito de Família, Direito do Consumidor, Direito do Trabalho, Direito Indenizatório, Previdenciário, Direito Securitário, Direito Societário, Licitações e contratos administrativo, Recuperação Tributária e Direito Bancário Empresarial.
Não. Os atendimentos são realizados conforme a preferência do (a) cliente, podendo ser feitos por telefone, presencial ou videoconferência.
Não. Dependendo da situação e sigilo, fica configurado o segredo de justiça no processo, onde somente quem tem a procuração terá acesso na íntegra dos autos.
Após o escritório informar os dados bancários e solicitar a expedição do Alvará, será monitorado a sua expedição e o cliente será informado. Não é possível informar prazo, pois a expedição é realizada pelo Judiciário.
Sim. Caso o cliente não tenha condições de vir ao escritório e solicita o atendimento presencial, podemos agendar para ir até o domicílio do cliente para realizar o atendimento.
O cliente recebe o número do processo pelo WhatsApp. A consulta pode ser feita no site do TJ-RS (Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul) em consulta processual.
O andamento do processo é monitorado pela equipe da Sangiogo Advogados, mas caso seja preferência do cliente, pode também monitorar o processo através do número que receberá no seu WhatsApp.
Sim. O cliente precisa ter conta bancária em seu nome para receber os valores. Caso o cliente não tenha conta bancária, será necessário uma procuração com autorização para depositar na conta de um terceiro.
Sim, o escritório tem estacionamento. Não há taxa de cobrança.
Não. O cliente conta com uma equipe preparada para cuidar desde o início do processo até a sua finalização.
Você pode estar entrando em contato por telefone, WhatsApp ou através do formulário do site.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.