Planejamento tributário: como evitar o pagamento excessivo de impostos?
12/11/2024
Direito Bancário
Todos nós, em algum momento de nossas vidas, precisamos da intermediação de um banco ou instituição financeira, seja para empréstimo, parcelamento, cartão de crédito ou para abrir uma conta.
Por ser de extrema importância e fazer parte do nosso cotidiano, é que existe o Direito Bancário para reger as relações entre entidades bancárias e indivíduos.
O que é Direito Bancário?
É a área do direito que trata das atividades bancárias das instituições financeiras e seus clientes, tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Logo, o direito bancário trata do dinheiro e das relações dos bancos com os seus usuários.
Qual a importância do Direito Bancário?
Conforme pesquisas do Banco Central e do Sebrae, em 2020, 96% das pessoas tiveram algum relacionamento bancário e 79% dos pequenos negócios pegaram empréstimos bancários como pessoas jurídicas.
Isso mostra que bancos e instituições financeiras têm uma importante função: além do caráter social, no qual contribui para financiar projetos pessoais de pessoas físicas e jurídicas, também ajuda a movimentar a economia com a opção de crédito.
Assim como o crédito ajuda a impulsionar a economia, realizar sonhos e aumentar empregos, também pode se tornar um grande problema. Isso porque é necessário ter cuidado para não entrar em endividamentos, pois, muitas vezes, o crédito sem planejamento pode levar pessoas físicas e jurídicas a contrair dívidas.
Em muitos casos, bancos e instituições financeiras se aproveitam do desconhecimento da população e cobram juros altíssimos. Por isso, essas instituições têm suas atividades reguladas e fiscalizadas pelo Banco Central.
Serviços oferecidos por bancos e instituições financeiras
- Operações bancárias
As operações bancárias são movimentações de crédito, isto é, de dinheiro, entre banco e cliente. Essas operações podem ser divididas em: operações ativas (abertura de crédito ou concessão de empréstimo) e operações passivas (depósito bancário e aplicação financeira).
- Contrato bancário
O contrato bancário é um instrumento que firma obrigações entre duas partes, ou seja, clientes e instituição financeira. São exemplos de contratos bancários: financiamento, empréstimo bancário, abertura de conta, aplicações financeiras, cartão de crédito e depósito bancário.
Ação Revisional
Como já foi visto, muitas pessoas recorrem a bancos e instituições financeiras para disponibilização de crédito para comprar um bem ou para investir em sua empresa.
Porém, nem sempre essas pessoas conseguem um financiamento ou empréstimo com juros estabelecidos pelo mercado. Pelo contrário, além de pagar juros altíssimos, ainda estão à mercê de bancos e instituições financeiras que fazem contratos bancários com letras miúdas e com termos de difícil compreensão.
Quando você paga juros mais do que deveria ou é vítima de cláusulas abusivas em contratos bancários, o Código de Defesa do Consumidor te protege. Você tem direito de ingressar com uma ação revisional para verificar se o seu contrato bancário não possui cláusulas abusivas e juros altos.
Se comprovada a cobrança abusiva, com uma revisional você pode diminuir consideravelmente o seu saldo devedor e pagar somente o que é justo perante a lei ou ser ressarcido dos valores cobrados indevidamente.
Para ingressar com uma ação revisional, você precisa contratar um advogado com experiência nessa área. Nós, da Sangiogo Advogados, temos uma equipe especializada em revisional. Em caso de dúvidas, procure-nos!
Nosso escritório conta com profissionais extremamente qualificados em litígios com bancos, financeiras e nas matérias pertinentes aos mesmos, atuando no estudo de cada caso e contrato, bem como membros da equipe são destacados e treinados unicamente para oferecer o atendimento e elucidar qualquer dúvida que tenham os clientes ou futuros clientes.
Advogados Extremamente Qualificados em Direito Bancário
Advogados Especialistas em Direito Bancário
14 Anos de Atuação com mais de 1.900 Clientes Avaliações Positivas!
Atendimento de Excelência com Alto Índice de Satisfação de Nossos Clientes
Não. Nossos atendimentos podem ser feitos pessoalmente ou por videoconferência, sempre de acordo com a preferência do cliente. Os documentos podem ser assinados digitalmente.
Para andamento processual pode ligar para o telefone (51) 3311-0406. O escritório possui uma equipe de relacionamento ao cliente, preparada para atendê-lo e sanar todas as suas dúvidas processuais.
A Sangiogo Advogados atua em todo o Brasil.
A Sangiogo Advogados possui advogados (as) especialistas nas áreas: Direito Bancário, Direito Público, Direito de Família, Direito do Consumidor, Direito do Trabalho, Direito Indenizatório, Previdenciário, Direito Securitário, Direito Societário, Licitações e contratos administrativo, Recuperação Tributária e Direito Bancário Empresarial.
Não. Os atendimentos são realizados conforme a preferência do (a) cliente, podendo ser feitos por telefone, presencial ou videoconferência.
Não. Dependendo da situação e sigilo, fica configurado o segredo de justiça no processo, onde somente quem tem a procuração terá acesso na íntegra dos autos.
Após o escritório informar os dados bancários e solicitar a expedição do Alvará, será monitorado a sua expedição e o cliente será informado. Não é possível informar prazo, pois a expedição é realizada pelo Judiciário.
Sim. Caso o cliente não tenha condições de vir ao escritório e solicita o atendimento presencial, podemos agendar para ir até o domicílio do cliente para realizar o atendimento.
O cliente recebe o número do processo pelo WhatsApp. A consulta pode ser feita no site do TJ-RS (Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul) em consulta processual.
O andamento do processo é monitorado pela equipe da Sangiogo Advogados, mas caso seja preferência do cliente, pode também monitorar o processo através do número que receberá no seu WhatsApp.
Sim. O cliente precisa ter conta bancária em seu nome para receber os valores. Caso o cliente não tenha conta bancária, será necessário uma procuração com autorização para depositar na conta de um terceiro.
Não. O escritório tem um setor especializado na área de negociações, onde as tratativas e formalização de acordo ocorrem diretamente neste setor.
Sim, o escritório tem estacionamento. Não há taxa de cobrança.
Não. O cliente conta com uma equipe preparada para cuidar desde o início do processo até a sua finalização.
Você pode estar entrando em contato por telefone, WhatsApp ou através do formulário do site.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.