Quando é possível revisar o benefício da Pensão por Morte?
21/11/2024Para ter direito ao salário-maternidade desempregadas precisam se encaixar em alguns requisitos (título)
O salário-maternidade é um benefício previdenciário o qual permite a uma mãe poder se afastar de suas atividades profissionais durante 6 meses para amamentar ou, em caso de adoção, cuidar do seu filho. O benefício tem a finalidade de garantir um auxílio financeiro enquanto ela estiver afastada do trabalho.
Esse benefício é muito conhecido por ser concedido a mulheres que estão trabalhando, mas o que a maioria das mulheres desempregadas não sabe é que elas também têm direito de receber, porém é necessário obedecer a alguns requisitos.
Para ter direito ao benefício, tanto a mulher que concebe um bebê como aquela que adota deve ter feito, pelo menos, 10 contribuições mensais para a previdência. Se for concedido, a segurada terá direito de receber o benefício durante 120 dias.
Outra situação que pode ocorrer é a segurada pedir demissão do emprego durante a gestação. Se isso acontecer, ainda assim ela terá direito ao salário-maternidade, pois continuará sendo segurada da previdência por mais 12 meses.
Agora, se você nunca trabalhou de carteira assinada nem pagou o INSS, você não tem direito de receber o salário-maternidade. Esse direito só é dado para o segurado da previdência.
Não são raros os casos em que a mulher desempregada, mesmo tendo direito de receber o salário-maternidade, tem o pedido negado pelo INSS, sob a alegação de que o benefício deve ser pago pelo empregador.
Esse é um argumento equivocado, pois a lei não estabelece que só empregadas devem receber o salário maternidade. Portanto, se isso acontecer, saiba que você pode buscar seus direitos!
Para maiores informações, ligue agora (51) 3311-0406 ou mande sua mensagem para o WhatsApp (51) 99710-4420.
#sangiogoadvogados #salariomaternidade #revisional #revisionaldeveiculos #direitobancario #revisionaldecontrato #jurosabusivos #jurosaltos #chequeespecial #financiamento #dicadodia #embuscadosteusdireitos #economia #consultoriafinanceira #portoalegre #clientesatisfeito
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.