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Seguro de carro cobre enchente?

21/05/2024

Sangiogo Advogados

Seguro de carro cobre enchente?

As enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul deixaram centenas de veículos debaixo d’água, alguns até foram arrastados pela correnteza. Em alguns lugares onde o nível dos rios já baixou um pouco, é possível avistar carros virados, pendurados em cercas e até escorados em paredes. Quando isso acontece a solução é recorrer ao seguro de veículos.

O seguro de veículos é diferente do seguro habitacional. No seguro habitacional, é obrigatório adquirir o produto no momento do financiamento, já para veículos, o seguro não é obrigatório, ou seja, ele é adquirido à parte.

Quais os tipos de coberturas que o seguro cobre?

Se você contratou um seguro para o seu carro e ocorreu alguma situação das descritas abaixo, então você pode ter direito a indenização, vejamos quais são:

- Inundações: como enchentes decorrentes de transbordamentos de rios navegáveis.

- Alagamentos: cobre enchentes motivadas por chuvas intensas, e também transbordamentos de rios.

A seguradora pode não cobrir os danos causados por enchentes?

Existe essa possibilidade, mas depende do que ocorreu. Se você esteve em alguma das situações citadas abaixo, então você pode perder a cobertura do seguro, vejamos quais são:

- Local seguro: se você estiver em um local seguro, mas mesmo assim, decide atravessar um alagamento ou enchente, a seguradora não irá pagar sua indenização. Isso porque, a escolha de se colocar em uma situação de risco, foi sua.

- Água salgada: danos causados por água salgada não estão nos itens de cobertura de uma seguradora, isso porque eles entendem que um carro não deve circular na areia da praia.

Como acionar o seguro do carro?

As vítimas devem entrar em contato com a seguradora o mais rápido possível para relatar o sinistro e verificar se tem algum direito a indenização. Veja como acionar a sua seguradora:

1 – Ligue para a seguradora ou entre em contato por meio de um aplicativo de mensagens.

2 – Informe todos os dados do veículo e explique com detalhes o que aconteceu.

3 – Para retirar o automóvel do local, peça o reboque pelo telefone ou aplicativo da Assistência 24 horas da seguradora, se tiver contratado esse serviço.

4 – Esteja no local no momento da remoção do veículo, pois o funcionário da seguradora irá fazer um checklist anotando as características do carro e avarias. Esse documento deve ser assinado pelo responsável, o responsável também deve apontar o destino do carro.

5 – Documentação extra podem ser enviadas em outro momento para a seguradora.

6 – Antes da seguradora realizar o conserto o segurado deverá pagar a franquia, ou seja, a taxa pelo uso do serviço. Quando há perda total do veículo, esse valor não costuma ser cobrado.

A seguradora negou o meu pedido de indenização: e agora o que devo fazer?

Se você tiver problemas com a seguradora que realizou o seguro do seu automóvel, basta acionar a Justiça. O prazo para ingressar com uma ação na Justiça é de 1 ano. Esse prazo é contado a partir da data em que o segurado recebeu a negativa da seguradora.

Para ajuizar uma ação, busque orientação jurídica. Reúna todos os documentos que comprovem o dano e apresente ao seu advogado.

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