Planejamento tributário: como evitar o pagamento excessivo de impostos?
12/11/2024As enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul deixaram centenas de veículos debaixo d’água, alguns até foram arrastados pela correnteza. Em alguns lugares onde o nível dos rios já baixou um pouco, é possível avistar carros virados, pendurados em cercas e até escorados em paredes. Quando isso acontece a solução é recorrer ao seguro de veículos.
O seguro de veículos é diferente do seguro habitacional. No seguro habitacional, é obrigatório adquirir o produto no momento do financiamento, já para veículos, o seguro não é obrigatório, ou seja, ele é adquirido à parte.
Quais os tipos de coberturas que o seguro cobre?
Se você contratou um seguro para o seu carro e ocorreu alguma situação das descritas abaixo, então você pode ter direito a indenização, vejamos quais são:
- Inundações: como enchentes decorrentes de transbordamentos de rios navegáveis.
- Alagamentos: cobre enchentes motivadas por chuvas intensas, e também transbordamentos de rios.
A seguradora pode não cobrir os danos causados por enchentes?
Existe essa possibilidade, mas depende do que ocorreu. Se você esteve em alguma das situações citadas abaixo, então você pode perder a cobertura do seguro, vejamos quais são:
- Local seguro: se você estiver em um local seguro, mas mesmo assim, decide atravessar um alagamento ou enchente, a seguradora não irá pagar sua indenização. Isso porque, a escolha de se colocar em uma situação de risco, foi sua.
- Água salgada: danos causados por água salgada não estão nos itens de cobertura de uma seguradora, isso porque eles entendem que um carro não deve circular na areia da praia.
Como acionar o seguro do carro?
As vítimas devem entrar em contato com a seguradora o mais rápido possível para relatar o sinistro e verificar se tem algum direito a indenização. Veja como acionar a sua seguradora:
1 – Ligue para a seguradora ou entre em contato por meio de um aplicativo de mensagens.
2 – Informe todos os dados do veículo e explique com detalhes o que aconteceu.
3 – Para retirar o automóvel do local, peça o reboque pelo telefone ou aplicativo da Assistência 24 horas da seguradora, se tiver contratado esse serviço.
4 – Esteja no local no momento da remoção do veículo, pois o funcionário da seguradora irá fazer um checklist anotando as características do carro e avarias. Esse documento deve ser assinado pelo responsável, o responsável também deve apontar o destino do carro.
5 – Documentação extra podem ser enviadas em outro momento para a seguradora.
6 – Antes da seguradora realizar o conserto o segurado deverá pagar a franquia, ou seja, a taxa pelo uso do serviço. Quando há perda total do veículo, esse valor não costuma ser cobrado.
A seguradora negou o meu pedido de indenização: e agora o que devo fazer?
Se você tiver problemas com a seguradora que realizou o seguro do seu automóvel, basta acionar a Justiça. O prazo para ingressar com uma ação na Justiça é de 1 ano. Esse prazo é contado a partir da data em que o segurado recebeu a negativa da seguradora.
Para ajuizar uma ação, busque orientação jurídica. Reúna todos os documentos que comprovem o dano e apresente ao seu advogado.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.