Quando é possível revisar o benefício da Pensão por Morte?
21/11/2024Revisão da Vida Toda, também conhecida como Revisão da Vida Inteira, é a revisão que pode aumentar significativamente o benefício do aposentado ou pensionista do INSS.
Com essa revisão, o contribuinte pode incluir no cálculo do benefício os valores dos salários de contribuição anteriores a julho de 1994.
Por que os salários dos aposentados e pensionistas do INSS não entraram no cálculo do benefício?
Antes de 1999, o valor do benefício era calculado conforme a média dos últimos 36 salários de contribuição. Com isso, muitos segurados contribuíam com valores mais altos para aumentar o valor do benefício a receber futuramente. Para evitar isso, foi criada a Lei 9.876/00.
A Lei afirma que o cálculo seria feito com base na média de 80% das maiores contribuições. Também foi criada a regra de transição para quem já era filiado do INSS até a data de publicação da lei, em 29/11/1999. Logo, na regra seriam utilizados, para o cálculo do benefício, somente os salários existentes desde 07/1994.
Desde então, o INSS tem aplicado essa regra de transição como se fosse algo definitivo.
O problema desse cálculo é que muitos trabalhadores não puderam utilizar as suas maiores contribuições antes de 1994 no cálculo do benefício. Por isso, é possível realizar a revisão, pois quem não teve suas contribuições computadas tem grandes chances de aumentar o benefício.
Quem pode pedir a revisão do benefício?
É preciso ficar atento, pois não são todos os segurados que têm direito de solicitar a revisão. Só terão direito os aposentados e pensionistas do INSS cujo benefício foi concedido após 1999. Seguem os segurados que podem ter direito a revisão dos seguintes benefícios:
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Aposentadoria especial;
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por invalidez;
- Pensão por morte.
Qual o prazo para fazer o pedido de revisão?
O prazo para solicitar a revisão é de 10 anos. Logo, se o segurado não fizer dentro desse prazo, pode acabar perdendo o direito.
O prazo de 10 anos começa a contar a partir do primeiro dia do mês seguinte àquele no qual o segurado recebeu o primeiro pagamento do benefício.
Como saber se eu tenho direito de solicitar a Revisão da Vida Toda?
A revisão pode beneficiar muitos segurados. Por outro lado, pode também prejudicar muitos. Em alguns casos, a revisão pode aumentar o valor do benefício, mas em outros ela pode diminuir. Logo, o ideal é identificar se ela será boa para você.
Para descobrir isso, é necessário fazer o cálculo da revisão da vida toda, pois nesse cálculo é possível verificar todas as contribuições e saber se o seu benefício irá aumentar ou diminuir.
Somente um advogado especialista em direito previdenciário pode realizar o cálculo. Portanto, antes de ingressar com uma ação na justiça, você precisa saber se a revisão será benéfica ou não, a fim de não ser prejudicado. Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com nosso escritório. Nós do escritório de advocacia Sangiogo Advogados somos especialistas em direito previdenciário!
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.