Airbags: tudo que você precisa saber
12/09/2024Para um empresário crescer muitas vezes ele precisa recorrer aos bancos para solicitar um empréstimo, seja para capital de giro, investimento em maquinários, compra de matéria-prima, entre outros.
Logo, para que haja um crescimento de uma empresa é necessário investimento e dedicação, o empreendedor, ao se dedicar às muitas tarefas de uma empresa, precisa estar bem assessorado para que o seu foco seja no crescimento.
A assessoria jurídica se torna extremamente importante nas transações bancárias. Muitos empresários ao procurar um banco para investir na sua empresa, acabam fazendo um péssimo negócio, por não entenderem a cobrança de juros abusivos nos empréstimos.
O que é a cobrança de juros abusivos?
Ao fazer um empréstimo é normal a cobrança de juros, essa cobrança ocorre para cobrir o risco do empréstimo, porém, a cobrança de juros abusivos, é quando esse valor dos juros é muito maior do que o necessário para cobrir o risco do empréstimo, isto é, extrapola o limite estabelecido pelo mercado.
É quando a cobrança está acima da média do que é previsto pelo Banco Central. E ao contrário do que muitos pensam, isso não é somente uma realidade do consumidor, os bancos usam da mesma estratégia para cobrar juros abusivos de empresas também.
Em que situações os bancos cobram juros abusivos das empresas?
- Empréstimos bancários.
- Capital de giro.
- Cartões de crédito.
- CDC.
- Empréstimos por meio de alienação fiduciária.
- Locação.
- Cédulas de crédito bancário.
Como evitar a cobrança abusiva dos bancos?
Se você já fez algum empréstimo ou financiamento, a solução é a revisão de dívidas bancárias. A revisão de dívidas bancárias é um processo de negociação, com o intuito de discutir mudanças nas condições do empréstimo ou financiamento.
Entretanto, saiba que o credor não é obrigado a realizar nenhum tipo de mudança na proposta e pode recusar a solicitação. Ao tentar resolver a dívida de forma amigável, se você não tiver sucesso, você pode procurar um advogado especialista em dívidas bancárias de empresas. Ele irá ajuizar uma ação contra o credor e poderá solicitar:
- Redução da taxa de juros: com a redução da taxa de juros, é possível diminuir o valor da dívida de forma significativa ao longo do tempo.
- Pagamento parcelado: o valor da dívida pode ser parcelado em um prazo maior.
- Redução da dívida: se ficar provado que a cobrança é abusiva, o valor da dívida pode ser reduzido.
- Exclusão de taxas: também é possível pedir a exclusão de taxas indefinidas, isto é, muitas vezes o banco inclui taxas sem que haja um acordo com o cliente ou que não tem nenhum fundamento legal.
- Erros de cálculo: se o valor da dívida é excessivo ou o cálculo dos juros está incorreto, é possível pedir a revisão de dívidas bancárias para corrigir esse erro.
- Cláusulas abusivas: se existirem cláusulas abusivas ou ilegais no contrato, é possível contestar as cláusulas abusivas.
Por isso, se você tem uma empresa e está endividado, não deixe de nos procurar, temos uma equipe especialista em dívidas bancárias!
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.