Planejamento tributário: como evitar o pagamento excessivo de impostos?
12/11/2024 A aposentadoria representa o resultado de anos de trabalho e contribuição para a previdência social. Agora imagine: como você se sentiria se descobrisse que parte do que você tem direito de receber, a Previdência não está lhe pagando? Saiba que milhares de aposentados recebem um valor menor todos os meses devido aos erros nos cálculos da aposentadoria. Para evitar que isso aconteça com você, é necessário prestar atenção em alguns pontos em que podem ocorrer erros nos cálculos da aposentadoria.
Tipos de erros no cálculo da aposentadoria do INSS
A falta de pessoal para realizar o cálculo para aposentadoria do INSS, bem como o processo de análise da documentação e realização de cálculos para concessão do benefício, são bem difíceis. Logo, não é raro ocorrerem erros nos benefícios. Por isso, é muito importante você saber quais os motivos mais comuns para erros nos cálculos da aposentadoria:
1. Valor de salário incorreto: muitas vezes, o valor que consta no contracheque é menor do que você recebe. Se não for registrado o valor correto, isso irá diminuir o valor da sua aposentadoria.
2. Informações de contribuições de apenas um número de PIS ou NIT: pode acontecer de você ter duas ou mais inscrições no INSS, porém não constarem no sistema esses dados. Se isso acontecer, pode ocorrer a soma errada, os salários podem não ser incluídos e, consequentemente, diminuir o seu benefício.
3. Data mais vantajosa para obter o benefício: de um modo geral, a Previdência não escolhe a melhor data para ingressar com o pedido do benefício, mas sim a data de entrada do pedido. Sendo assim, é possível pedir a revisão de erro de cálculo do INSS.
Não incluir tempo em atividades rurais ou de pescador: em alguns casos, o INSS não contabiliza esse período, alegando falta de provas para comprovar essa atividade trabalhada.
Não incluir o período militar: é recorrente a Previdência não incluir nos cálculos da aposentadoria o período militar trabalhado. A não inclusão pode reduzir significativamente a sua aposentadoria.
Descartar períodos de recebimento de auxílios: se você ficou um tempo sem trabalhar porque estava recebendo auxílio-doença, saiba que esse período pode ser incluído nos cálculos da aposentadoria.
Não computar o tempo exercido em atividades especiais: não considerar atividades envolvendo periculosidade ou insalubridade para tempo especial.
Erros na média salarial: os erros na média salarial podem ocorrer quando salários significativos não são considerados no cálculo da sua aposentadoria. Logo, a média salarial fica menor, resultando em um benefício mais baixo para o trabalhador.
Como identificar o erro do INSS?
É muito difícil identificar erros nos cálculos do INSS, pois ele não apresenta detalhes do cálculo. Por isso, para ter certeza se houve um erro no cálculo da sua aposentadoria, a melhor opção é procurar um advogado especialista na área previdenciária.
Um advogado especialista em Direito Previdenciário irá fazer uma simulação do que você deve receber e, se esse valor for maior do que você está recebendo, é possível ingressar com uma ação na justiça de revisão do cálculo da sua aposentadoria!
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.