Planejamento tributário: como evitar o pagamento excessivo de impostos?
12/11/2024Os tributos que uma empresa deve pagar são diversos, por isso, às vezes, torna-se bem difícil cumprir com esses pagamentos corretamente. Esse cenário torna-se cada vez mais desafiador para uma empresa cumprir com suas obrigações fiscais. Por isso, o planejamento tributário é essencial para garantir que uma empresa esteja dentro da lei e ainda tenha mais rentabilidade com o pagamento correto dos impostos.
O que é Planejamento Tributário?
O planejamento tributário é a forma que a empresa tem de pagar legalmente a menor quantidade de impostos, aproveitando os benefícios fiscais e evitando o pagamento de impostos a mais.
Com o planejamento tributário, é realizada uma análise do negócio, sua forma de operação e os regimes tributários. A falta de um planejamento tributário pode resultar em custos desnecessários e afetar significativamente a saúde da empresa. O planejamento tributário pode ser dividido em 5 tipos:
- Operacional: no planejamento tributário operacional os impostos são pagos dentro do prazo para evitar gastos desnecessários como multas e juros. O responsável fará um levantamento de todos os tributos a serem pagos e suas datas de vencimento, organizando-os para que sejam pagos no prazo correto.
- Preventivo: nesse planejamento são levados em consideração os prazos divulgados pela Receita Federal e órgãos especializados para assegurar que todos os procedimentos sejam realizados corretamente. A ideia é entregar relatórios para evitar erros nas entregas das obrigações fiscais.
- Tático: Esse planejamento é baseado no médio prazo, ou seja, de um a três anos. É muito parecido com o planejamento estratégico, mas voltado diretamente para as áreas e departamentos da empresa. Cada departamento tem objetivos propostos no planejamento estratégico que devem ser cumpridos através do planejamento tático.
- Estratégico: esse planejamento consiste em todas as mudanças que podem ocorrer para melhorar o negócio. Nele, define-se se é necessário mudar alguma característica da empresa como localidade, contratações, e também qual o melhor regime tributário. É um planejamento de longo prazo que elabora decisões e projeções para a empresa como um todo.
- Tático: esse planejamento é baseado no médio prazo, isto é, de um a três anos. É muito parecido com o planejamento estratégico, a diferença é que ele é voltado diretamente para as áreas e departamentos da empresa, ou seja, cada departamento tem objetivos propostos no planejamento estratégico que devem ser cumpridos por meio do planejamento tático.
Como criar um Planejamento Tributário?
- Análise da situação fiscal da empresa: faça um mapeamento dos tributos pagos pela empresa, identifique erros e tributos pagos incorretamente.
- Escolha do regime tributário: avalie se o regime tributário em que a empresa está inserida é o correto, pois a escolha errada pode resultar no pagamento de impostos mais altos.
- Aproveite os benefícios fiscais: verifique se a empresa tem direito a algum benefício fiscal.
- Monitore as obrigações fiscais: após implementação do planejamento, é muito importante monitorar para certificar-se de que a empresa esteja sempre dentro da lei.
Fazer um planejamento tributário é fácil, não é mesmo? Pode até parecer, mas fazer e executar um planejamento tributário dentro de uma empresa, sem o acompanhamento de um profissional especializado, pode resultar em um fracasso. Por isso, antes de qualquer atitude, procure um especialista em planejamento tributário para que ele possa lhe dar informações assertivas e contribuir para o crescimento e saúde financeira da sua empresa!
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.