Quando é possível revisar o benefício da Pensão por Morte?
21/11/2024Infelizmente, todos os dias, no Brasil, ocorre um acidente de trânsito. Por ser algo imprevisível, a vítima do acidente tem direito de ser indenizada e seus prejuízos devem ser reparados financeiramente. Esses prejuízos podem ser tanto a reparação de um bem material como reparação moral.
O que fazer em um acidente de trânsito?
Quando ocorre um acidente de trânsito, o responsável pelo acidente tem a obrigação de garantir o amparo e proteção à vítima no local do acidente e após.
Se o responsável pelo acidente tiver seguro do veículo, quem deverá arcar com as despesas da vítima e indenização é a seguradora. Porém, se o responsável pelo acidente de trânsito não tiver seguro do veículo, ele mesmo deverá arcar com as despesas da vítima e indenização.
Para a vítima ter direito a indenização corretamente, é necessário a ajuda de um especialista da área, pois muitos responsáveis por acidente procuram a vítima nesse momento para tentar um acordo e, como a vítima está frágil e sem condições de tomar qualquer tipo de decisão, acaba, muitas vezes, aceitando um péssimo acordo.
A indenização por lesão corporal se refere a indenização por dano moral. A indenização por danos morais se refere aos danos causados à saúde e à vida de uma pessoa. Logo, para compensar todo o trauma, dor e sofrimento da vítima, isto é, o dano físico e psicológico, é necessário indenizar os danos morais. O dano físico é quando uma pessoa sofre lesão no corpo e isso requer indenização. Já o dano psicológico se refere ao sofrimento que a vítima passa quando está no hospital ou em tratamento, ainda que em casa, sem saber se poderá ter uma vida normal como antes do acidente. Também existem os danos estéticos, ou seja, quando se faz necessário realizar cirurgias reparadoras na imagem da vítima devido ao acidente de trânsito.
Qual o valor da indenização fixada pelo juiz?
Não tem como estipular um valor. O juiz analisará o caso e levará em consideração diversos fatores. Mas saiba que a indenização tem o intuito de consolar a vítima por meio de recursos financeiros.
Como comprovar os gastos com o acidente de trânsito?
Você precisa reunir todos os documentos que comprovem os gastos. Podem ser notas fiscais, recibos, entre outros. Outro ponto importante é comprovar os gastos com locomoção. A vítima deve apresentar esses registros para ter o ressarcimento com esses gastos.
É necessário apresentar testemunhas e provas?
Os comprovantes são essenciais para apresentar como provas, porém o ideal é que você também busque testemunhas para relatar ao juiz o que ocorreu e conseguir provar que é necessária a indenização.
Com todos os comprovantes e com uma testemunha, o seu processo será muito mais fácil, mas, para isso, você precisa também de um advogado especialista na área.
Logo, se você foi vítima de acidente de trânsito, não deixe de procurar um de nossos advogados. Nós do escritório de advocacia Sangiogo Advogados somos especialistas em processos com indenizações por acidente de trânsito. Se tiver dúvidas, basta entrar em contato!
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.