Como funcionam as ações de cobrança contra seguradoras no DPVAT?
12/12/2024O IPVA é um imposto obrigatório para quem tem veículo, porém existem alguns casos em que o motorista pode ficar isento do pagamento do imposto.
Entretanto, os requisitos para isenção do IPVA podem mudar de estado para estado, por isso é muito importante saber quais são os requisitos da sua localidade.
Como funciona a isenção do IPVA?
A isenção pode ser total ou parcial, isso vai depender muito dos requisitos. De um modo geral, a isenção do IPVA é direito de casos de PCD, carros muito antigos e veículos utilizados para trabalho.
Quem tem direito à isenção do IPVA?
O IPVA é um imposto estadual, ou seja, é cobrado por estado. Cada estado estipula suas regras, porém existe um grupo de pessoas que normalmente tem isenção, como veremos a seguir:
Tempo de fabricação: a isenção é concedida conforme o tempo de fabricação do veículo. Em alguns estados é concedido a isenção para veículos com mais de 10 anos de produção, em outros a isenção é concedida para veículos com mais de 20 anos de produção.
Carros híbridos e elétricos: para incentivar o uso de carros menos poluentes, alguns estados oferecem desconto ou isenção total para veículos híbridos ou elétricos.
Profissão: é quando o veículo é usado para trabalho. Podem ser: motoristas de vans escolares, ônibus fretado, taxistas, moto-táxi, proprietários de máquinas agrícolas e empresas de ônibus de transporte urbano e metropolitano.
Idosos: a isenção para idosos não é prevista em lei, porém, muitas vezes pessoas acima dos 60 anos apresentam enfermidades e condições físicas restritivas, sendo assim, se as doenças atrapalham a praticidade na locomoção, o idoso pode ter o direito à isenção.
Pessoas com Deficiência (PCD): pessoas com deficiência ou doenças que comprometam a mobilidade do dia a dia tem a isenção do pagamento do imposto IPVA. Algumas doenças também podem ser usadas para isenção do imposto, são elas:
- AVC;
- Artrite reumatoide;
- Amputações;
- Mastectomia;
- Cardiopatia;
- Parkinson;
- Esclerose múltipla;
- Entre outras.
Como posso solicitar a isenção do imposto?
A solicitação pode ser feita via online, isto é, pelo site. Acesse www.fazenda (seu estado).gov.br e altere o campo (seu estado) pela sigla de onde você reside.
Após acessar o site, vá até a opção IPVA e clique em “ Isenção e Dispensa”. Nela escolha a categoria a qual você deseja solicitar a isenção do IPVA e siga os passos.
Quais os documentos e o tempo que leva para conseguir a isenção?
- Laudo médico: se você é PCD deverá apresentar o laudo emitido por um médico.
- Carteira Nacional de Habilitação: em casos de PCD, o proprietário deve ser habilitado e ter sua CNH especial, com as informações sobre restrições do condutor.
- Formulários de solicitação: é necessário preencher os formulários disponíveis no site da Secretaria da Fazenda (SEFAZ). O formulário pode variar conforme o estado.
Para quem solicitou na modalidade PCD, o procedimento leva em torno de 45 dias, já quem solicitou na modalidade ano de fabricação do veículo, o prazo é em média 30 dias.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.