Planejamento tributário: como evitar o pagamento excessivo de impostos?
12/11/2024A Receita Federal e o Sepro estudam e planejam lançar um programa de declaração mais digital a partir de 2025. O objetivo é tornar a declaração online com validações em tempo real, atualmente o programa tem declaração offline.
Segundo José Carlos da Fonseca, supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, a Receita Federal passará a usar uma tecnologia baseada em armazenamento de informações na nuvem e uma aplicação online. Ele também não espera que haja a adesão de todos os contribuintes em 2025, porém essa nova versão é o início de uma nova forma de apresentar o Imposto de Renda.
Quando irá começar os testes do novo programa?
Na segunda quinzena de abril, a Receita e o Sepro se reuniram com suas equipes de negócio e desenvolvimento de TI para tratar dos requisitos que vão orientar a evolução da plataforma para o próximo ano, inclusive divulgaram uma nota à imprensa sobre o tema.
Desde que começou a ser obrigatória, segundo Fonseca, a tecnologia do Imposto de Renda passou por diversas formulações. Em 1924, foi realizada a primeira declaração, feita em papel, em um formulário simples. Na década de 90, a Receita Federal ofereceu aos contribuintes a declaração feita por meio eletrônico e enviada pela internet.
Adesão a declaração Pré-preenchida
Apesar de não ser utilizada por todos, a declaração pré-preenchida tem caído no gosto dos contribuintes. O modelo automatizado, representa 40% das 18,7 milhões de declarações já feitas, além de garantir prioridade no pagamento da restituição.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.