Quando é possível revisar o benefício da Pensão por Morte?
21/11/2024Ninguém está livre de se envolver em um acidente de trânsito. São vários os danos e prejuízos que os envolvidos podem vir a sofrer em decorrência de um acidente.
O culpado pelo acidente tem o dever de arcar com suas obrigações, sejam elas por dano material ou moral. Se o culpado possuir seguro do seu veículo, a seguradora deve realizar o pagamento das indenizações até o limite das coberturas contratadas do seu seguro. Agora, se ele não tiver seguro do veículo, ele mesmo deverá pagar os danos.
Muitas vezes, a vítima sequer sabe dos seus direitos, mas, para ajudar você, nós vamos explicar quais os direitos de quem sofre um acidente de trânsito. Vejamos quais são:
- Dano material em acidente de trânsito: é quando há prejuízo no patrimônio da vítima. Quando ocorre um dano patrimonial, há uma diminuição da totalidade dos bens da vítima. Portanto, isso deve ser reparado. Vejamos o que pode ser considerado dano material:
Dano material no veículo: são os danos e avarias ocorridas no veículo devido ao acidente. Além de o culpado pagar esses danos, ele também deverá arcar com despesas, como guincho etc. Em caso de perda total do veículo, o causador do acidente deverá pagar indenização no valor total do veículo perdido.
Dano material por depreciação: quando um veículo é batido, dificilmente ele recupera o status de antes do acidente, mesmo que ocorra a reparação. Nesses casos, é questionável a indenização pela depreciação que um veículo novo, seminovo ou em bom estado sofre devido a um acidente.
- Dano moral em acidente de trânsito: essa indenização consiste em amenizar a dor da vítima decorrente do acidente de trânsito. A dor pode ser física ou psicológica, pelo fato de estar em um hospital ou mesmo em casa, sem saber se será possível ter uma boa recuperação e voltar a ter sua vida normal.
- Lucros cessantes em acidente de trânsito: são as perdas e danos em razão dos quais a vítima deixa de lucrar. Por exemplo, um motorista de aplicativo que tem o seu veículo envolvido em um acidente de trânsito. Os danos no veículo podem demorar dias para serem consertados. Nesse meio tempo, o motorista de aplicativo fica sem trabalhar, pois o seu meio de sustento está sendo consertado. Quando isso acontece, o culpado deve indenizar a vítima com o valor que ela deixou de receber por ter o seu veículo danificado.
- Danos emergentes em acidente de trânsito: os danos emergentes são os prejuízos causados à vítima no momento da ação, isto é, o que a pessoa ou instituição perdeu. É um prejuízo visível. Por exemplo, ser privado da liberdade de usufruir do seu veículo devido ao acidente de trânsito. Isso configura um dano imediato que só termina com o conserto do carro ou sua substituição.
Agora que você já sabe dos seus direitos, não deixe de reivindicá-los. E, se você ainda ficou com dúvidas, você pode procurar um advogado de sua confiança, se você desejar, basta procurar um dos nossos advogados para saná-las.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.