Loading...
Cartão de crédito: juro do rotativo cai em outubro

14/12/2023

Sangiogo Advogados

Cartão de crédito: juro do rotativo cai em outubro

Considerada uma das taxas de juros mais altas do Brasil e também causador do endividamento de muitas famílias brasileiras, o cartão de crédito tem sido alvo de várias discussões.

Segundo o Banco Central, o juro médio total cobrado pelos bancos no rotativo do cartão de crédito caiu para 9,5 pontos porcentuais no mês de setembro para outubro. Anteriormente a taxa era de 444,1% para 431,6% ao ano.

No parcelamento, os juros passaram de 193,8% para 195,6% ao ano entre o mês de setembro e outubro. A taxa passou de 101,4% para 95,7% considerando o juro total, levando em consideração operações do rotativo e parcelado.

Por ter os juros mais altos da modalidade de crédito, é que ele está nas discussões econômicas e políticas do país. Pensando nos juros altos, o Congresso definiu uma lei em que os juros do rotativo e do parcelado não poderão ultrapassar 100% do principal da dívida. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, definiu um teto para os juros do rotativo, e propôs aos setores envolvidos, o máximo de 12 meses para parcelamento sem juros.

Essas medidas são para proteger o consumidor que todos os anos se endivida com os juros do cartão de crédito.

Como evitar o endividamento com o cartão de crédito?

Mesmo com juros altos, você não precisa eliminar o seu cartão de crédito, basta usar com inteligência, e nós vamos te dar algumas dicas para você evitar o endividamento:

 - Faça um planejamento: você pode usar o seu cartão de crédito como um aliado e não como um vilão, basta ter um planejamento. Não gaste mais do que você ganha! Antes de gastar some todas as fontes de renda da família, como salários e ganhos extras. Saiba exatamente quanto de dinheiro entra todo o mês. Estipule um valor abaixo do que você ganha para poder gastar. Faça uma planilha com as entradas e saídas, e registre todos os valores, isso lhe ajudará a ter um controle dos seus gastos.

- Use um único cartão: não são raras as pessoas que têm mais de um cartão de crédito. Ter mais de um cartão e realizar as compras em vários cartões pode acabar confundindo, isso porque se somar os limites de todos os cartões, o valor vai ultrapassar a renda mensal do usuário, e isso pode ajudar a pessoa não ter limite em suas compras, portanto, use somente um cartão.

- Faça pagamentos à vista: parcelar uma compra, muitas vezes não é vantajoso, isso porque, no parcelamento estão incluídos juros, portanto se você tem o dinheiro para comprar um bem, então pague à vista, e não esqueça de pedir desconto. Se não tem condições de pagar à vista, parcele o mínimo, isso vai evitar que você tenha um parcelamento muito longo.

- Pague a fatura em dia e o total da fatura: o que contribui para o endividamento é não pagar a fatura na sua totalidade e com atraso, isso porque quando você paga em atraso e parcialmente, a parcela terá juros, e como a gente sabe, as taxas de juros são muito altas.

Agora que você já sabe como não se endividar com o cartão de crédito, basta colocar em prática nossas dicas!  

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.