Quando é possível revisar o benefício da Pensão por Morte?
21/11/2024Saiba como proceder para receber um valor justo do DPVAT
DPVAT é o seguro de danos pessoais causados por veículos automotores de vias terrestres. Toda pessoa a qual sofreu um acidente de trânsito que resulte em morte ou invalidez permanente tem direito ao reembolso das despesas hospitalares e médicas, desde que sejam comprovados os custos.
A Lei é clara e abrange todo o território nacional, sendo amparados por ela pedestres, motoristas ou passageiros, culpados ou não pelo acidente.
Segundo dados, de janeiro a junho de 2019 foram pagas 155.032 indenizações do seguro, o equivalente a 260 indenizações por dia. Os dados ainda mostram que 57% das indenizações foram pagas a motoristas, 30% para pedestres e 13% para passageiros.
Para receber o DPVAT, basta se dirigir a uma Delegacia de Trânsito com identidade, comprovante de endereço, documento do veículo, ocorrência do acidente e relatório médico.
Parece uma tarefa fácil, mas, muitas vezes, receber uma indenização justa vai além de só contatar o seguro.
Um grande número de segurados acaba recebendo uma indenização muito pequena, que sequer cobre os custos do tratamento, pois o DPVAT tem valores fixos para cada parte do corpo afetada pelo acidente.
Logo, se você quiser ter uma indenização mais justa, procure um advogado a fim de ajuizar uma ação na justiça, pois, assim, o cálculo de indenização não seguirá a tabela do seguro.
--
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.