Loading...
Meu filho não quer mais me ver. Ele pode estar sendo vítima de alienação parental?

23/10/2019

Sangiogo Advogados

Meu filho não quer mais me ver. Ele pode estar sendo vítima de alienação parental?

Alienação parental: o que é e como proceder


É bastante comum, quando os casamentos acabam, ocorrerem desgastes emocionais e afetivos. Esses desgastes acabam gerando uma série desentendimentos ou insatisfações e, consequentemente, os filhos viram alvo desses conflitos.

Ambos, por medo ou insegurança, começam a ter condutas prejudiciais às crianças e adolescentes.

Muitos acabam cometendo alienação parental. A alienação parental é quando a parte que mantém a guarda da criança ou adolescente induz o afastamento do outro genitor, seja impedindo a convivência, inventando mentiras para a criança nutrir sentimentos negativos, culpando o outro genitor pelo término do casamento ou formando na mente da criança uma imagem completamente distorcida do outro.

Segundo a Lei 12.318, é considerado alienação parental:

- Reprovar ou depreciar as atitudes do genitor em sua função de pai ou mãe.

- Criar empecilhos para que a criança ou adolescente tenha contato com o seu genitor.

- Não informar ao genitor conhecimentos pessoais importantes sobre o filho, como informações médicas, escolares ou mudança de endereço.

- Tentar dificultar a convivência da criança com seus familiares ou avós através de falsa denúncia.

- Mudar de endereço sem justificativa, para tornar a convivência com o outro genitor ou com os avós mais difícil.

Se você está passando por algum desses casos, saiba que é caracterizado como alienação parental e tal prática é considerada crime, podendo o agressor ser penalizado com multa ou até prisão.

Para provar, é importante deixar registradas mensagens de texto do ex-cônjuge, pegar o relato da criança ou solicitar ao juiz um monitoramento com uma assistente social. Também é importante procurar ajuda jurídica, pois um advogado poderá orientar sobre como você deve proceder.

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.