Dicas para agilizar o recebimento do seguro DPVAT?
03/12/2024A partir de segunda-feira, 21/05, a Previdência deixou de agendar datas e receber pedidos de aposentadoria. Agora, as solicitações serão analisadas automaticamente, sem a necessidade presencial do segurado.
Com essas mudanças, o trabalhador só deverá comparecer a uma agência se houver alguma pendência, como a falta de algum documento para ser anexado no pedido, por exemplo. Essa norma se estende para solicitação de aposentadoria por idade (homens aos 65 anos e mulheres aos 60 anos) ou com mais de 15 anos de contribuições à Previdência.
Para aqueles que desejam se aposentar, é necessário fazer um cadastro e pegar uma senha, via internet. Será gerado um número de protocolo, no qual o trabalhador poderá acompanhar o seu pedido pelo site ou pelo telefone 135. Mesmo com esse processo, o INSS é obrigado a enviar uma carta ao segurado, informando o benefício da aposentadoria, bem como, cálculos usados pelo instituto e a data do primeiro pagamento. Se, após conferir a correspondência, o segurado verificar o erro de cálculo do benefício, o ideal é procurar um advogado e ajuizar uma ação para recalcular o valor concedido pelo INSS.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.