Quando é possível revisar o benefício da Pensão por Morte?
21/11/2024Sabe-se que, ao contratar um funcionário, existe custo e vários impostos a pagar. Com isso, muitos empregadores, ao contratar um empregado, acertam um valor, mas registram outro na Carteira de Trabalho. Fazer o pagamento de dois salários ou mais, e recolher a apenas sobre um, é um ato ilícito. Quem faz isso para reduzir o valor das contribuições previdenciárias, comete o crime de sonegação de contribuição previdenciária.
O Artigo 297 esclarece esse ponto:
“Falsificar, no todo ou em parte, documento público, ou alterar documento público verdadeiro: Pena - reclusão, de dois a seis anos, e multa.
II- na Carteira de Trabalho e Previdência Social do empregado ou em documento que deva produzir efeito perante a previdência social, declaração falsa ou diversa da que deveria ter sido escrita;
III- em documento contábil ou em qualquer outro documento relacionado com as obrigações da empresa perante a previdência social, declaração falsa ou diversa da que deveria ter constado. (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)"
Portanto, não permita que o seu empregador te contrate por um salário e registre outro. Faça valer os seus direitos!
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.