Quando é possível revisar o benefício da Pensão por Morte?
21/11/2024Leasing, juros compostos e taxas: veja o que dificilmente um banco informaria ao consumidor.
Na hora de fazer um empréstimo ou financiamento, muitas vezes as condições não ficam claras e, mesmo que o consumidor leia todo o contrato, é possível passar batido por algum benefício devido à falta de informação sobre os seus direitos.
Veja algumas informações que o banco dificilmente te repassa na hora de conceder um empréstimo ou financiamento:
- Quitação da dívida não pode ter juros: é ilegal a cobrança de qualquer taxa se for realizado o pagamento antecipado da dívida, ou até para a realização da portabilidade.
- Pagar menos por um veículo: os veículos são negociados a partir da tabela Price, a qual utiliza o sistema de juros compostos, mas o devedor pode requerer uma revisional do contrato; se ganhar, o financiamento será calculado pelo Método de Gauss, ou seja, por juros simples.
- Em um leasing, o carro não lhe pertence: o leasing é um contrato de aluguel e, ao final do contrato, o cliente pode optar em devolver o carro ou não ao banco. O consumidor pode devolver o carro no meio do contrato sem ter a necessidade de pagar as parcelas a vencer.
- Taxa IOF: quaisquer taxas que o banco ou financeira cobrar no contrato de financiamento são consideradas indevidas. As únicas taxas possíveis de se cobrar são as prestações pelo valor financiado com juros e o IOF.
- A dívida pode ser transferida para outro banco: se você considera as taxas cobradas pelo seu banco muito altas, saiba que é possível transferir sua dívida para outra financeira.
Essas são algumas informações que os bancos não informam aos seus clientes. Em caso de dúvidas, procure um advogado, pois só ele poderá lhe dar uma orientação completa.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.