Loading...
Como saber se minha empresa está pagando juros abusivos?

20/04/2020

Sangiogo Advogados

Como saber se minha empresa está pagando juros abusivos?

Empresa que paga juros abusivos pode ingressar com ação revisional.

 

Com tanta instabilidade no país, é normal as empresas recorrerem cada vez mais ao empréstimo, seja para pagamento de salário, investimento ou capital de giro.

O que poucos sabem é que as empresas também podem ser vítimas de cobrança abusiva nos empréstimos, assim como as pessoas físicas.

 

Como saber se meu empréstimo tem juros abusivos?

No mercado, existem diversas instituições financeiras com as mais diversas taxas de juros. Nas últimas semanas de março de 2020, segundo dados do Banco Central, as taxas tiveram uma variação de 0,18% a 6,05% ao mês para capital de giro com prazo de até 365 dias.

Mas se você já fez um empréstimo e não efetuou um comparativo entre as taxas, segue uma dica para saber se estão cobrando juros acima do mercado: multiplique o total de parcelas pelo valor de cada parcela acordada. Dessa maneira, você consegue verificar o quanto devolverá para a instituição financeira. Fazendo um comparativo entre a quantia solicitada e o valor final a ser pago, dá para ter uma noção dos juros cobrados. Se o valor a ser pago ultrapassar em muito o empréstimo inicial, saiba que está sendo realizada a cobrança abusiva.

Se você realizou algum empréstimo para sua empresa, o ideal é procurar um advogado, pois ele pode realizar o cálculo de forma mais precisa e informar o quanto sua empresa está pagando de juros. Comprovada a cobrança abusiva, é possível ingressar com uma ação contra a instituição financeira e solicitar uma cobrança mais justa do seu empréstimo.

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.