Assédio moral no ambiente de trabalho: como identificar e o que fazer
Você sabia que muitos trabalhadores já sofreram assédio moral no trabalho e nem se deram conta do que estava acontecendo? Muitas vezes é difícil mesmo identificar o assédio moral no trabalho. Mas saiba que é considerado assédio qualquer situação que venha expor o colaborador ao ridículo ou que cause constrangimento, metas abusivas, apelidos pejorativos, vigilância excessiva, isolamento do colaborador, gritar com o colaborador, sobrecarga de tarefas, humilhações, xingamentos, fofocas e outros.
Logo, o assédio moral é qualquer situação ofensiva ao trabalhador no ambiente de trabalho, mas, para que seja considerado assédio moral, ela precisa ocorrer de forma frequente, sendo que as práticas negativas podem partir de qualquer membro da empresa, desde gestores até colegas de trabalho.
Quais são os tipos de assédio moral?
O assédio moral pode ser de três tipos, vejamos quais são:
- Vertical: ele pode ser descendente ou ascendente. O descendente é quando o assédio moral é praticado pelo superior contra os colaboradores de nível hierárquico menor. O ascendente é quando o assédio ocorre por parte de um profissional de cargo inferior para o gestor que está um cargo acima do dele.
- Horizontal: esse tipo de assédio acontece entre profissionais que estão no mesmo nível hierárquico. É quando um colaborador xinga ou debocha de um outro colega de trabalho.
- Misto: é quando um colaborador sofre situações vexatórias repetidas vezes, tanto por parte dos gestores como por parte dos seus colegas que têm a mesma função na empresa.
Como a empresa deve proceder com denúncia de assédio moral?
O primeiro passo é abrir um processo de investigação, no qual ouça as partes envolvidas. O processo de investigação deve ter um prazo.
Também é possível consultar o setor jurídico ou um advogado para saber o que pode ser feito dentro da lei referente a essa denúncia. Após concluir o processo e ter todas as provas, a empresa deve punir a pessoa responsável pelo assédio. As punições podem ser: advertência verbal, suspensão ou até rescisão do contrato de trabalho.
Como o trabalhador deve proceder ao ser vítima de assédio moral?
O assédio moral no trabalho pode ocasionar muitos desentendimentos ou mesmo brigas com agressão física. Para que isso seja evitado, é necessário tomar algumas atitudes. Vejamos quais atitudes a vítima de assédio moral deve tomar:
- Tenha calma: por mais que possa irritar, mantenha-se calmo para não perder a razão e, principalmente, procure os seus direitos como vítima.
- Procure o RH: recorra ao RH. Essa atitude é muito importante, pois a empresa precisa ter conhecimento do que está acontecendo com você. O setor pode ajudar o colaborador ouvindo suas denúncias e encontrando uma solução sem que haja prejuízos para a vítima de assédio.
- Trabalhe a autoestima: não tente resolver tudo sozinho, o assédio moral no trabalho traz diversos prejuízos, portanto procure ajuda psicológica, pois o assédio pode muitas vezes causar algum tipo de distúrbio emocional ou físico.
Se a vítima de assédio procurar o RH da empresa e, mesmo assim, nenhuma atitude for tomada, ela pode obter informações sobre os seus direitos com um advogado!