Revisão de Contratos Bancários: Justiça Reconhece Abusividade em Juros e Determina Devolução de Valores
08/10/2024Desde 1º de janeiro de 2014, os airbags se tornaram itens de segurança obrigatórios no Brasil, isto é, os carros passaram a ter esse equipamento quando são fabricados. Os airbags vêm em modelos frontais, justamente para proteger motorista e passageiro. A importância desse equipamento é tão grande que muitas montadoras estão colocando mais opções de airbags, como em laterais e de cortina.
Como funciona um airbag?
O airbag atua para complementar o cinto de segurança, oferecendo uma barreira de proteção para evitar o choque dos ocupantes do veículo com o vidro frontal. Ele também dificulta o arremesso dos ocupantes para fora do veículo em colisões de forte impacto. Logo, a principal característica de um airbag é reduzir o impacto dos ocupantes do veículo em caso de acidente no trânsito.
O sistema de airbags é composto por saco, sensores e insuflador. E se você pensa que o airbag é acionado apenas quando ocorre uma colisão, está muito enganado! O sistema é acionado quando ocorre uma brusca desaceleração no carro. Com o sensor ativado, aciona-se a ignição do gerador de gás e os sacos de ar começam a inflar. Quando o airbag entra em contato com o corpo do ocupante, ele começa a esvaziar.
Tipos de airbags
Existem vários tipos, porém, os únicos que são obrigatórios são os frontais. Há também os airbags de cortina e laterais, esses têm sido cada vez mais frequentes nos automóveis. Em carros mais caros, é possível ter airbags de joelho. Os de pedestre e central são bem raros.
Vejamos cada tipo de airbag e como funcionam:
- Airbag frontal: este tipo de airbag é obrigatório desde 2014. O airbag frontal fica localizado no volante do motorista e no painel à frente do passageiro. Ele infla para proteger o peito dos ocupantes contra impactos dianteiros contra o painel, volante e vidro frontal.
- Airbag lateral: conforme o modelo do carro, ele pode estar instalado somente nas portas da frente ou também nas portas traseiras. Em uma colisão, o airbag serve para proteger as costelas e braços.
- Airbag de cortina: fica entre o espaço das janelas. A função desse airbag é proteger a cabeça dos ocupantes em caso de capotamentos e batidas nas laterais.
- Airbag de joelho: ele fica abaixo do volante, a ideia é proteger as pernas do condutor. Este airbag está disponível em carros mais caros.
- Airbag central: esse airbag fica entre os bancos dianteiros. Ele serve para evitar o impacto lateral, isto é, ele impede que os ocupantes dos bancos dianteiros se choquem entre si.
- Airbag de cinto: o objetivo desse airbag é diminuir a lesão no peito causada pelo cinto de segurança.
- Airbag de pedestre: serve para diminuir o impacto do pedestre em casos de atropelamento.
Recentemente, o programa Fantástico fez uma matéria e mostrou que as bolsas infláveis da fabricante japonesa Takata, instaladas entre 2001 e 2018, apresentaram defeitos.
Quando um automóvel possui um airbag com defeito, o consumidor tem o direito de entrar com uma ação judicial. É possível requerer indenização se a montadora tiver conhecimento do defeito e não resolver o problema, demorar na realização do recall ou exposição ao risco, ferimentos e até morte.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.