Loading...
7 práticas bancárias abusivas!

19/11/2020

Sangiogo Advogados

7 práticas bancárias abusivas!

Saiba identificar as irregularidades cometidas pelos bancos.

  

Os bancos são, frequentemente, alvo de ações judiciais em razão do desrespeito pelo consumidor. Vejamos as principais irregularidades:  

 

- Juros abusivos: geralmente, os bancos cobram juros além do que é estabelecido pelo mercado, sendo assim cabe uma revisional de contrato.  

 

- Cobrança indevida: se vier uma cobrança indevida no cartão de crédito, peça o estorno. Caso o estorno não aconteça, a financeira pode ser obrigada a devolver o valor em dobro. Também pode ocorrer cobrança indevida de pagamento já realizado e débito em conta.  

 

- Não solicitação de cartão de crédito: quem não pediu um cartão de crédito que chegou pelo correio e não fez o desbloqueio, mas, mesmo assim, iniciou-se a cobrança de taxas, pode utilizar o Código de Defesa do Consumidor a seu favor.  

 

- Devolução indevida de cheque: se a falha ocorreu no sistema bancário, pode resultar em danos morais.  

 

- Cobrança constrangedora: não há nenhum problema em cobrar, o problema surge quando a cobrança é feita várias vezes ao dia, no ambiente de trabalho ou fora do horário comercial.  

 

- Cheque especial: outra cobrança abusiva são os juros do cheque especial, o que torna, muitas vezes, uma dívida impagável. A solução é uma ação revisional do cheque especial.  

 

- Venda casada: é quando você solicita um serviço ao banco e esse serviço só pode ser realizado mediante outro serviço. Por exemplo, você pede um empréstimo, mas é obrigado a contratar um seguro. Isso é venda casada e é considerada ilegal.  

 

Esses são só alguns casos de irregulares praticadas pelos bancos. Para se prevenir, é necessário conhecer os seus direitos. Em caso de dúvida, procure um advogado!  

 

Conteúdo desenvolvido pela Sangiogo Advogados Associados OAB/RS 3.605

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Fale por WhatsApp