Planejamento tributário: como evitar o pagamento excessivo de impostos?
12/11/2024
Recuperação Tributária
Para você entender o que é Recuperação Tributária, primeiro precisa entender o que é Crédito Tributário.
O Crédito Tributário é o valor dos tributos pago pela empresa à União, Estado ou Município. Os tributos correspondem ao pagamento de impostos e taxas, como PIS, COFINS, INSS, IR, CSLL, IPI, ICMS e ISS.
A Recuperação Tributária ocorre quando a empresa de Porto Alegre - RS tem o direito de receber de volta os créditos dos tributos pagos a mais ou indevidos.
Isso acontece porque alguns produtos acabam sendo tributados duplamente, isto é, o imposto é pago duas vezes. Por exemplo, os impostos PIS e COFINS devem incidir nos produtos monofásicos para revenda, porém, algumas vezes, o imposto é pago duplamente, ou seja, pelo fabricante e pelo revendedor.
Para saber se sua empresa de Porto Alegre - RS está pagando os impostos corretamente, é necessário fazer uma revisão tributária a fim de ser analisado se houve o pagamento incorreto e verificar quais créditos podem ser recuperados.
Qual o prazo para requerer a Recuperação Tributária?
A Recuperação Tributária só é possível se a empresa pagou tributos maiores nos últimos 5 anos. Se passar disso, não é mais possível recuperar, já que a empresa perde o direito de compensação.
Quais as vantagens de uma Recuperação Tributária?
- Prazo: o processo é simples e rápido. Após a análise, é possível recuperar os créditos em até 180 dias.
- Créditos: após verificado o pagamento incorreto, os créditos são depositados diretamente na conta corrente da empresa.
- Pagamento correto de tributos: após identificado o pagamento indevido, a empresa é orientada a pagar os tributos corretamente.
- Valores indevidos: se a empresa realizou o pagamento indevido de um tributo nos últimos 5 anos, é possível recuperá-lo.
- Recuperação de impostos: com a comprovação do pagamento dos impostos indevidos, é possível fazer uma correção e requerer os valores pagos a mais.
- Investimento na empresa: com a Recuperação Tributária, é possível melhorar o fluxo de caixa e investir na empresa.
- Pagamento de impostos: os créditos recuperados podem ser utilizados para quitar impostos a vencer.
Quem pode solicitar uma revisão tributária?
Qualquer tipo de empresa pode solicitar uma revisão tributária. Porém, é muito bom ficar atento, pois as empresas que mais pagam tributos indevidamente são: restaurantes, bares, supermercados, minimercados, distribuidores de bebidas, lojas de conveniência, postos de gasolina, padarias, perfumarias, lojas de autopeças, revendas de baterias, pet shop, centros automotivos, adegas, hamburguerias e pizzarias.
A Recuperação Tributária pode ser feita de duas maneiras: restituição e compensação.
- Restituição: a restituição ocorre quando os fiscos estaduais, municipais e distrital são obrigados a devolver os valores de tributos pagos indevidamente, podendo ser total ou parcial.
- Compensação: é quando a empresa utiliza os valores pagos indevidamente para reduzir os impostos que ainda não foram recolhidos pela empresa.
Como é o processo para Recuperação Tributária?
Você precisa contratar uma empresa especialista no assunto para fazer um diagnóstico da sua empresa em Porto Alegre - RS. Nosso escritório em Porto Alegre - RS tem mais de 10 anos de atuação no mercado em Recuperação Tributária.
Fazemos um diagnóstico gratuito dos últimos 5 anos da sua empresa a fim de identificar os tributos pagos a mais e para isso, não usamos o método tradicional de análise. Utilizamos a tecnologia para traçar um diagnóstico mais preciso. Realizamos uma análise personalizada com o auxílio de Inteligência Artificial e BI, na qual é possível fazer um planejamento tributário com mais qualidade e agilidade no processo.
Em um Sistema de Inteligência Artificial é possível armazenar e cruzar um número muito grande de informações a respeito da empresa. Dessa forma, é possível realizar um trabalho muito mais eficaz.
Solicitar um diagnóstico da sua empresa em Porto Alegre - RS é muito importante, pois saiba que, se sua empresa está pagando impostos a mais, a Receita Federal não avisará sobre o equívoco para lhe ressarcir.
Portanto, se você tem uma empresa em Porto Alegre - RS e suspeita que está pagando impostos a mais, vale a pena solicitar um diagnóstico com um dos nossos especialistas.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.